VIDA E MINISTÉRIO NA PRÁTICA

Amados irmãos e irmãs em Cristo, esse mês continuaremos na pregação do evangelho através do tema : Vida e Ministério na Prática. Nesta pequena mensagem iremos falar de alguns grandes homens da Bíblia que receberam e aceitaram o seu chamado, Homens que foram exemplo de liderança, de coragem, de integridade e de dedicação.

Começamos, primeiro, por Moisés, aquele que foi escolhido por liderar o povo de Israel em sua saída do Egito para a terra prometida. Moisés encoraja o povo de Israel a não ter medo, pois Deus lutaria por eles contra os Egípcios.(Êxodo 14:13-14). A liderança de Moisés nos ensina a importância de confiar em Deus em todas as decisões e desafios que enfrentamos.Ele não confiava em suas próprias habilidades ou conhecimentos e sim na orientação dada por Deus.

Josué ficou conhecido por ser um grande exemplo de coragem, a ele foi dada a missão de conquistar Canaã. Ele enfrentou grandes desafios e diante das dificuldades Deus ordena a Josué a ser forte e corajoso, pois ELE estaria com Josué por onde ele andasse (Josué 1: 9). E, Josué se tornou um grande líder com grandes e surpreendentes realizações, conquistando terras onde os exércitos inimigos eram muito mais poderosos que o exército de Israel. Josué reconhecia que não era ele, e sim o Senhor que pelejava com o povo de Israel. A obediência de Josué a Palavra é uma das características de sua liderança.(Josué 1:8)

Daniel,um profeta de Deus, foi reconhecido como um homem justo e sábio, capaz de solucionar enigmas e oferecer conselhos sábios aos governantes de seu tempo. Sua integridade era tão apurada que ele começou a incomodar aqueles que eram corruptos e maldosos.(Daniel 6:4). Daniel nos ensina a sermos fiéis, obedientes e perseverantes na palavra de Deus, sua integridade servia de exemplo para o povo judeu cativo na Babilônia e o Senhor respondia as suas orações e protegia das ciladas dos seus inimigos.

O apóstolo Paulo foi um exemplo de dedicação a proclamação do evangelho (Atos 28: 30-31), em suas viagens percebemos o quanto Paulo se preocupava em espalhar as “boas novas” sendo, portanto, definitivamente um homem transformado e usado por Deus. Em suas cartas há grandes ensinamentos de uma vida de gratidão e perseverança no Senhor. Paulo dedicou até seus últimos dias a pregação da salvação através da expiação de nossos pecados em Cristo Jesus. (2 Timóteo 4: 7-8)

Por fim, meus irmãos e irmãs, que através de nossos ministérios possamos seguir os exemplos desses homens de Deus, onde através de uma vida totalmente conectada com a Palavra estejamos aptos a pregar o evangelho de Cristo, com coragem,integridade, dedicação, capacidade e ousadia para aceitar os desafios e tomarmos decisões sob a orientação de Deus.

Ir. Marcelo Carneiro da Rocha