Blog

A luta contra o pecado


Há momentos em nossas vidas em que nos perguntamos: será que vale a pena continuar lutando contra o pecado? Olhamos para o mundo e vemos que muitos tentam se beneficiar fazendo o que não é certo. Vemos pessoas tentando de tudo no trabalho para conseguir uma promoção e, muitas vezes, prejudicando outras. Então, por que não agir como o mundo age?

Quando Deus criou o homem, Ele deixou apenas uma ordem: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás" (Gn 2:16-17). Algo que parecia simples causou a queda da humanidade. Adão trocou seu relacionamento com o Criador por uma promessa vazia e, por causa de sua desobediência, todos nós fomos marcados pela mancha do pecado.

O pecado, a partir de então, se fez presente na raça humana. "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3:23), é isso que Paulo nos mostra no livro de Romanos. Não há nenhum ser humano que não tenha pecado neste mundo. Até mesmo os fariseus e mestres da lei, que se achavam mais santos, tinham a convicção disso. Vemos isso quando eles perguntam a Jesus a respeito da mulher adúltera, e Jesus responde: "Quem não tem pecado atire a primeira pedra" (Jo 8:7). Então, todos foram embora.

Mas o fato de todos pecarem não nos dá o direito de não lutar contra o pecado. Jesus morreu na cruz para nos livrar da escravidão do pecado. Ele derramou seu sangue para nos comprar e fazer de nós novas criaturas, lavadas e remidas por seu sangue. E o que Ele espera de nós é que nos santifiquemos. Pedro nos lembra disso quando escreve em sua primeira carta: "Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1:15). Ele nos recorda aquilo que Deus falou por meio de Moisés em Levítico 11:44.

Paulo também nos ensina sobre isso em Romanos:

"Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 6:20-23)

Temos que ter em mente que o pecado nos afasta de Deus. Adão se afastou do Senhor quando pecou; a humanidade, no tempo de Noé, se afastou do Senhor; Sodoma e Gomorra se afastaram do Senhor; Israel também se afastou do Senhor. A palavra pecado significa exatamente isso: errar o alvo. E o alvo é Jesus Cristo. 

Essa é a nossa luta: combater o pecado que está presente neste mundo, santificar-nos e guardar os mandamentos do Senhor. A luta não será em vão. A nossa recompensa não está nesta terra, mas nos céus, com o Senhor Jesus. Ele nos prometeu que subiria e prepararia lugar para nós, e em breve essa promessa se cumprirá.

Ele não nos deixou sozinhos nessa luta. Prometeu-nos o Espírito Santo, que hoje é o nosso aliado contra o pecado. 

(João 14:15-21)

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois Ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Dentro de pouco tempo omundo não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele."

Ir. Marcus Onofre do Nascimento